PREÇOS ESPECIAIS PARA CIRCULOS, GRUPOS E REVENDAS.

COMPRE AGORA EM ATÉ 3 VEZES SEM JUROS NO BOLETO OU NO CARTÃO
Pesquisa personalizada

terça-feira, 4 de novembro de 2008

FORTNEEM COM PRÓPOLIS


Em épocas chuvosas e alta umidade relativa do ar, deparamo-nos com um problema comum a quem cultiva orquídeas. É quando algumas de nossas orquídeas começam a apresentar manchas cinzas nas folhas, parecidas com um mofo, que começa a melar onde ataca, e nas flores, pintalgando-as com manchas de cor cinza escuro. Essa doença fúngica é chamada de Botrytis, também conhecida como podridão Botrytis ou mofo cinza, causada pelo fungo Botrytis cinerea, que desenvolve-se com extrema rapidez em ambientes úmidos e fraca ventilação. Isso deve-se ao fato de ser um microorganismo que produz esporões no seu ciclo reprodutivo, que é levado por nós mesmos; respingos de água ou vento úmido para plantas vizinhas.


Em orquidários encontramos as condições perfeitas para desenvolverem-se, e se não transferirmos a tempo as plantas floridas e aquelas mais vulneráveis, como as Phalaenopsis por exemplo, para local com cobertura plástica evitando esse excesso de umidade, a possibilidade de inutilização de belas floradas é certa!


Para quem que além de orquídeas gostam de cultivar outras plantas floríferas em seus jardins, esse fungo ataca também violetas, gerânios, anênomas, dálias, crisântemos, girassóis, cravo-de-defunto dentre outras, sem contar na agricultura e muitos de seus cultivares atacando plantações de repolho, morango, cenoura, aspargos, tomates…


Existe também a espécie Botrytis paeniae e Botrytis tulipae; a primeira contamina flores da Peônia ou rosa albardeira, a segunda as tulipas.


Daí mais uma forte razão para cuidarmos do aspecto sanitário e higienisação antes de adentrarmos o orquidários ou área de plantio de orquídeas, verificarmos se manipulamos momentos antes aquele bonito repolho na cozinha e que tinha algumas folhas com algumas manchas escuras muitos comuns e que foram retiradas ao lixo antes de fazermos uma salada. Ou se ao manusearmos a bonita caixinha de morangos para uma sobremesa, retiramos fora aquele único que estava meio mole numa lateral com um mofo suave e acinzentado.


Nesses casos, o contato direto com o alimento contaminado pelo fungo Botrytis, que não apresenta efetivo risco a saúde humana, indo visitar o orquidário, alguns cuidado, com lavar as mãos com um desinfetante e conforme a situação, até trocar a roupa que esteve em provável contato com seus esporões fúngicos. Do contrário estaremos levando essa doença para atacar nossas plantas na primeira oportunidade – aquela quando proporcionamos regas em excesso mesmo em épocas secas molhando inclusive as flores de nossas orquídeas.

Uma solução pratica para evitar esse fungo e proteger suas plantas contra outros tipos de pragas e doenças é o uso do FORTNEEM COM PRÓPOLIS.
Com a adição da PRÓPOLIS o FORTNEEM já com ação inseticida, fungicida. Tem a sua ação bactericida melhorada e é otimizada.
A planta fica protegida e saudável.

Um comentário:

  1. Tenho uma orquidea com as folhas de aspecto rendado. O que será? Tem uns caramujinhos no meu jardim que me incomodam. O jardineiro fala q ñ tem problema, como? Me ajude pf amo essa or quidea pois me parece rara por suas flores q são lilas com listras finas roxas. Ñ conhecia esse tipo.Lindíssima!!!Bjs Obrigada desde já.

    ResponderExcluir